|
|
Bertold Brecht
A orientação política marxista de Brecht o levou a propor um caminho alternativo para o teatro, que teria duas funções segundo este caminho: a de entreter e a de instruir. Através de suas peças, Brecht procurou expor a estrutura da sociedade e mostrar que esta não é imutável.
O conceito principal da teoria teatral de Brecht é a Verfremdungseffekt ("alienação"), que visa distanciar a platéia de um envolvimento emocional no espetáculo, através de técnicas teatrais onde o espectador é lembrado que está asssitindo a uma peça, e não à vida real. Através de técnicaAtravés Para induzir um quadro crítico de espírito em que o espectador, Brecht considerou necessário que o público deve ser lembrado de que ele está assistindo a um jogo. O público estava lá para se divertir, mas também para pensar cientificamente..
No teatro Brechtiniano, o diretor, o dramaturgo, o cenógrafo e o músico tem todos a mesma importância. Todos os elementos de produção são sintetizados para contar a história para a platéia. Em alguns momentos, a música transmite o significado, e em outros o cenário, ou os atores, ou o texto desempenham essa função.
Em 2008 a OficinadeAtores.com.br
produziu o espetáculo
Der Jasager Der Neinsager (Aquele
que diz sim Aquele que diz não), de autoria de Brecht,
com direção de Rafael Cruz e elenco de alunos do curso
de Teatro, com temporada no Teatro Posto Seis (Rio
de Janeiro)
Por Roberto Carelli (contato com o autor)
VER TODAS AS POSTAGENS DO BLOG
| |
Copyright © 2007-2013 OFICINA DE ATORES CURSO DE PREPARAÇÃO EM ARTES CÊNICAS LTDA - Todos os direitos reservados |