Clique aqui para entrar na página principal do site Clique aqui para informações sobre a Oficina de TV no Rio de Janeiro Clique aqui para informações sobre a Oficina em São Paulo Clique aqui para informações sobre a Oficina de Teatro no Rio de Janeiro Clique aqui para informações sobre a Oficina na Consolação - São Paulo Clique aqui para informações sobre a Oficina em Pinheiros - São Paulo Clique aqui informações sobre a Oficina em Campinas Clique aqui informações sobre a Oficina em Ribeirão Preto Clique aqui informações sobre a Oficina em Jundiaí Clique aqui informações sobre a Oficina em Sorocaba Clique aqui informações sobre a Oficina em Piracicaba Clique aqui para se informar sobre a Oficina em Brasília Clique aqui para informações sobre a Oficina em Vitória Clique aqui informações sobre a Oficina em Belo Horizonte Clique aqui para informações sobre a Oficina em Salvador Clique aqui para informações sobre a Oficina em Porto Alegre Clique aqui para entrar na página principal do site Clique aqui para informações sobre a Oficina Intensiva Curso de Apresentador de TV Curso de Dublagem Curso para Locutores de Rádio Curso de Operador de Câmera de Video Clique aqui para informações sobre os Cursos de Dança Clique aqui para informações sobre o Curso de Fotografia Oficina para crianças Clique aqui para entrar na página principal do site Clique aqui para entrar na página principal do site Oficina para a Terceira Idade com a atriz Monique Lafond
Consulte aqui os horários e preços das turmas com vagas Informações sobre o registro profissional de ator O que é a Oficina de Atores - Curso de Preparação em Artes Cênicas Conheça todos os professores e colaboradores da Oficina Como se inscrever na Oficina Endereços e telefones da Oficina

 

 

 

 

 


Clique acima para adicionar a
Oficina de Atores no seu Facebook

 


 

 

 


Oficina de Atores no Twitter


 

 

 

 

Personalidades do teatro brasileiro: Leopoldo Froes


Leopoldo Fróes (Niterói, 30 de setembro de 1882 – Davos, 1 de março de 1932) foi um ator, compositor, letrista e cantor brasileiro.

 

Quando criança, a família era contra sua a inclinação à carreira artistica. Por isto, como ocorre com muitos jovens que não recebem apoio da familia para seguir carreira no teatro, ou se iniciar nela, Leopoldo Fróes teve que cursar Direito, e ao se formar, seu pai lhe conseguiu um cargo diplomático.

 

Foi trabalhar em Paris, mas nunca era visto na Embaixada. Começou sua carreira de ator, então estreando no teatro em Portugal, em O rei maldito. Em 1915, voltou ao Brasil e foi contratado pela Companhia de Dias Bragas. Depois de um tempo montou sua primeira empresa com a atriz Lucília Peres, de quem se separou depois de dois anos. Fez grande sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo entre 1917 e 1927.

 

Também fez presença no cinema brasileiro então ainda em seus primórdios, trabalhando em Perdida (1916) e Minha noite de núpcias(1931).

 

Escreveu para o teatro duas peças em três atos:Mimosa e Outro amor. Deve-se a Leopoldo Fróes a primeira tentativa séria, depois de João Caetano, de dar à arte cênica e sobretudo a dicção brasileira valor de curso estético.

 

 Além de todo esse fascínio pelos palcos, por atuar, interpretar e improvisar, Leopoldo Fróes tinha grande paixão pelo social. Em 1918, conseguiu juntar alguns amigos do meio artístico e jornalistas, como: Eduardo Leite, Mário Magalhães, Irineu Marinho, entre outros, para abraçarem uma causa social. Fundaram então o "Retiro dos Artistas", uma associação que pudesse acolher os artistas que não tinham mais amparo, que precisassem de ajuda. Em 1919, Leopoldo junto com seu grupo de amigos, conseguiu a doação de um terreno em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, aonde foi montado então o Retiro, que teve como primeiros moradores o casal Madalena e Domingos Marchisio. O Retiro dos Artistas criado por Leopoldo Fróes existe até hoje. Com aproximadamente trinta e cinco casas, o lugar presta assistência a muitos artistas idosos que não têm lugar para morar.

 

Leopoldo Fróes faleceu no dia 1º de março de 1932. Durante a filmagem do filme Noite de Núpcias, o ator apanhou resfriado que evoluiu para uma tuberculose, sendo internado no Sanatório Davos-Platz, onde veio a falecer.

 

Leopoldo Fróes é primo do pai do ator e diretor Silvio Fróes, professor da OficinadeAtores.com.br


 

 

 


 

 

Por Roberto Carelli (contato com o autor)   

 

VER TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário até o momento

 

Para deixar seu comentário CLIQUE AQUI

 

 

 

Copyright © 2007-2013 OFICINA DE ATORES CURSO DE PREPARAÇÃO EM ARTES CÊNICAS LTDA - Todos os direitos reservados