
RAFAEL PEDRO
Começou seus estudos de violoncelo em 2004 no Instituto Baccarelli com o professor Paulo Tacceti com quem estudou por dois anos. Em 2007 ingressou na Sinfônica Heliópolis, orquestra principal do Instituto, onde teve oportunidade de tocar com grandes solistas brasileiros e internacionais como, Daniel Guedes, Maria Fernanda Krug, Renato Bandel, Arnaldo Cohen, Antônio Del Claro,Jean Louis Steuerman,Shlomo Mintz, Julian Rachilin entre outros; tendo também aulas de prática orquestral e música de câmara com todos eles, e com grandes músicos populares brasileiros também como Wagner Tiso, Zizi Possi, Leila Pinheiro, Flavio Venturini,entre outros.
Teve aulas com Eduardo Bello,Rodrigo Andrade,Ilia Laporev, também por 2 anos com o renomado Professor Fábio Presgrave por 2 anos, por 5 anos teve aulas individuais com Andre Micheletti.
Em 2008 ganhou uma bolsa de estudos através do Mozarteum Bra sileiro para participar do 51º festival Internacional de verão de Pommersfelden, Alemanha, onde por um mês tocou repertórios de altíssimo nível com grandes maestros da Europa.
Em Pommersfelden, tomou aulas com o grande violoncelista Robert Nagy,na epoca 1º violoncelo solo da filarmônica de Viena.
No Brasil participou dos festivais de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, e de Poços de Caldas, nas Minas Gerais.
Teve a oportunidade e o privilégio de ter Master Classe de musica de câmara com Yo Yo Ma, um dos mais renomados violoncelistas da atualidade.
Também teve Master Classes com grandes músicos e Grupos de câmara como: Tokyo String Quartet; Petr Kondrashin da Tchaikovsky Simphony Orchestra Moscow. Inca Doring da Orquestra Elbipolis; Dennis Parker, Quarteto Mozart,e também Leonard Elschenbrioch
,Michael Haraw da Filarmônica de Israel,Romain Garioud,Antonio Meneses entre outros. Teve pratica orquestral com grandes maestros como Peter Gulke,Yutaka Sado,Frank Shipway,Roberto Tibiriça, Marin Alsop, Carlos Prazeres ,Zubin Mehta entre outros.
Em 2010 foi chefe de naipe da Sinfônica Heliópolis que no mesmo ano participou do Bethovenfest, em Boon, fazendo em seguida uma tourné pela Europa, passando pela Alemanha, Holanda e Inglaterra.
Atualmente tem ensaios de naipe com Rodrigo Andrade e Ricardo Fukuda.,aulas individuais com o Raiff Dantas , chefe de naipe do Teatro Municipal e tem prática orquestral na sinfônica Heliópolis com o maestro Isaac Karabtchevsky. Hoje atua na sinfônica como chefe de naipe dos violoncelos.